YIN YANG



Yin Yang é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade.

A luz, que é uma energia luminosa e apresenta-se de maneira muito intensa, é o yang, e a luz muito fraca, é o yin. Segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas e achar o equilíbrio entre elas é essencial.

Alguns autores descrevem como a lua e o sol, o homem e a mulher, mas são definições equivocadas. A filosofia chinesa é composta basicamente da energia, negativa e positiva. As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto.


Significado de Yin

Yin é o princípio passivo, feminino, noturno, escuro e frio. Ele fica do lado esquerdo da esfera, na cor preta.

Significado de Yang

Yang é o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente. Está representado pelo lado direito da esfera, na cor branca.



AS LEIS DO YIN YANG



A teoria do Yin Yang diz que todos os fenômenos ou fatores do Universo são um íntegro formado por duas partes opostas, Yin e Yang. O aparecimento, a mudança e o desaparecimento de uma fato é o resultado do contínuo movimento das duas partes Yin e Yang que tem como lei:

1.Contradição ou Oposição:
A oposição entre Yin e Yang generaliza a contradição e a luta entre duas forças opostas dentro de uma coisa ou de um fenômeno para manter o equilíbrio, ou seja, em todos os fenômenos ou fatos da natureza existem ao mesmo tempo duas partes contraditórias: Yin e Yang. O céu é Yang, a terra é Yin; o Fogo é Yang, a Água é Yin; o Calor é Yang, o Frio é Yin.

2. Interdependência entre Yin e Yang:
A relação de dependência entre Yin e Yang significa que cada uma das duas partes opostas existe na dependência da outra e que esta é a condição para a existência do outro aspecto e nenhuma das duas partes pode existir isoladamente. Sem Yin, não há Yang; sem Yang, não há Yin; sem calor não há frio, sem interior não existe exterior. O Yin existe pelo Yang, o Yang existe pelo Yin. Cada um dos dois tem o outro como condição de existência. “Não se produz um Yin isolado , nem cresce um Yang solteiro”. Quando se separam Yin e Yang, termina a vida.

3. Crescimento e decrescimento entre Yin e Yang:
Decrescer implica em perder ou debilitar e crescer implica em ganhar ou reforçar. Estes dois aspectos do Yin e do Yang dentro de uma coisa ou fenômeno não são estáticos, mas sim permanentemente dinâmicos. Ambas as partes, se uma cresce a outra diminui, se uma avança a outra retrocede, de maneira a manter um equilíbrio dinâmico para assegurar o desenvolvimento e as mudanças normais dos fatos ou fenômenos. Por exemplo, as mudanças das quatro estações do ano: da primavera ao verão, o frio vai diminuindo e o calor vai aumentando, isto é um processo de diminuição do Yin e crescimento do Yang; do outono ao inverno, o Yang (calor) vai diminuindo e o Yin (frio) vai aumentando.

4. Transmutação entre Yin e Yang:
Esta é a lei universal que governa o desenvolvimento e a mudança de todas as coisas e fenômenos. Um antigo livro chinês diz: “Depois do movimento deve haver quietude; Yang se transforma em Yin.”

Isto quer dizer que quando uma coisa chega a um certo limite, é inevitável uma mudança em direção oposta. A primavera começa com o seu calor quando o frio do inverno chega ao seu máximo; o outono incia-se quando o calor do verão atinge o seu máximo. Todos os fenômenos da natureza seguem esta lei: “Com o máximo de frio chega o calor e com o máximo de calor inicia o frio”.



Fontes: 
Raul de Soroa - www.fengshui.com.brhttps://www.significados.com.br/ying-yang/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.