O I CHING

Bússola Lo-Pan com os hexagramas do I Ching


O I Ching é uma das bases do Feng Shui. Ele se utiliza do conceito de trigramas e hexagramas como, por exemplo, os que existem na bússola Lo-Pan. Outra forma seria a de colocar os membros de uma família em quartos, de acordo com a distribuição original. Até em uma mesa de jantar pode-se dispor a família do I Ching.

Aqueles querendo dedicar-se seriamente ao estudo do Feng Shui, ou de qualquer filosofia chinesa, deverão ter um profundo conhecimento da estrutura do I Ching, seus hexagramas, linhas e comentários. Esse estudo não é fácil, e deve ser executado pausadamente, absorvendo-se com integridade a sabedoria contida nas entrelinhas do texto. Desconsiderar esse aspecto seria apenas estudar e assimilar um conteúdo essencialmente intelectual, desprezando-se a principal finalidade de uma "filosofia de vida".


O LIVRO DAS MUTAÇÕES


O I Ching, também conhecido como O Livro das Mutações, é a mãe de todo o pensamento chinês. 
É considerado como um dos mais preciosos livros existentes, com uma sabedoria sem igual, e o mais intrigante; seus conselhos valem para nós, do mesmo modo que há mil ou dois mil anos atrás.

Considerado por alguns de difícil leitura e entendimento, e logo nas primeiras linhas podemos perceber este significado; ele realmente não é um romance ou qualquer outro livro para lermos do começo ao fim. Kung Fu-Tsé, mais conhecido como Confúcio, disse certa vez que poderia dar sábios conselhos apenas após ter estudado com profundidade o I Ching. Por sinal, ele próprio redigiu algumas partes do livro.


A SUA ORIGEM




A origem do I Ching é amplamente discutida, mas de qualquer forma, ela é cercada de mistérios e misticismo.

Segundo a tradição aceita, a atual compilação dos 64 hexagramas teve sua origem com o Rei Wen, antecessor da dinastia Chou. O texto relativo às linhas (uma parte do livro de profundo significado) foi redigido por seu filho, o Duque de Chou. Essa era a forma do livro quando Confúcio o encontrou, adicionando várias passagens. Dizem que Lao-Tsé também contribuiu com sua sabedoria ao I Ching. O I Ching tem o conceito de uma família, cada pessoa representada por um trigrama. Assim, temos o Pai e a Mãe, e mais três filhas e três filhos. O trigrama do Pai, por exemplo, compreende três linhas inteiras. Também chamado O Criativo, e associado com o pai, o líder, o homem. Seu nome chinês é Chien. Simboliza o céu, o firmamento e a perseverança. Todos os outros trigramas têm características próprias.

Jogo de I Ching com varetas
Interessante notar que a constituição da família chinesa do I Ching nada tem de parecida com a atual, com a política de um só filho imposta em 1976. Família chinesa do I Ching pode até existir, mas não na China! Muitos consideram o livro como sendo de adivinhação e profecias. Realmente este lado existe, e nos referimos como "consultar o I Ching". Isso pode ser feito com varetas, antigas moedas chinesas, cartas e outras formas. Devemos sempre ter em mente que o I Ching é um intermediário entre o nosso "EU" interior, o nosso inconsciente, nosso Mestre Interior e o ambiente; dessa forma, nós o utilizamos para obter as respostas que temos dentro de nós.

Seria muito mais correto afirmar que o I Ching superou o título de mero livro de adivinhação. A denominação de livro da Sabedoria seria condizente com seu conteúdo único.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.