COMO FUNCIONA



FENG SHUI: O TRATO DO VISÍVEL E DO INVISÍVEL


O Feng Shui trabalha cada ambiente em dois diferentes níveis: o visível e o invisível.

O aspecto visível se refere a tudo que podemos ver, as diversas formas que estruturam cada espaço e as relações aparentes entre elas. Sua observação poderia indicar o que está errado num determinado ambiente.  Os ensinamentos do Feng Shui relatam, por exemplo, que seria nocivo: a porta principal alinhada com a porta dos fundos; a escada alinhada à porta de entrada; ou objetos pontiagudos ou de aparência desagradável na direção de portas ou janelas. Estas características são relativamente fáceis de remediar, segundo os consultores, com freqüência o tratamento conduz a resultados efetivos.

Os aspectos invisíveis são considerados pelos praticantes desta arte até mesmo mais importantes que os aspectos visíveis. Somente os métodos mais elaborados do Feng Shui são capazes de detectar as "influências invisíveis" de uma edificação. Estas características supostamente explicam porque intuitivamente sentimos alguns ambientes ou locais como "ruins" e outros como "bons".


Como o invisível supostamente não poderia ser percebido diretamente pelos sentidos, seu estudo é realizado através de cálculos matemáticos que descrevem o campo eletromagnético existente num determinado espaço, situando-o em relação à planta do local ou edificação que está sendo trabalhado.

A base para o entendimento destes aspectos invisíveis seria a compreensão de que o alinhamento (orientação do imóvel em relação aos campos eletromagnéticos) e as características do momento em que foi construído (relacionadas também aos aspectos da vida estudados pela Astrologia Chinesa) contribuem para que o mesmo manifeste ou atraia certos tipos de vibrações.

Segundo consenso entre os praticantes de Feng Shui, não é possível corrigir problemas visíveis sem que também sejam determinados, ou "mapeados", estes aspectos invisíveis. Sem isso os resultados não serão duradouros, não importa o que tenha sido feito no nível do visível. 




De forma prática e objetiva, o consultor usa uma bússola para descobrir a orientação desses campos e fazer o estudo das características eletromagnéticas do local ou ambiente, registrando os aspectos percebidos, benéficos ou não.

Estes dados são cruzados com o estudo astrológico chinês da data da construção da edificação e da data de nascimento dos moradores da habitação, em especial do local onde estes moradores mais ficam no espaço, como dormitórios, escritórios, etc.

Feito isso, é traçado um diagnóstico do local e prognosticadas as 'curas' necessárias para cada ambiente, ou mesmo de toda construção. Estes dados são entregues ao cliente através de um Relatório de Análise de Feng Shui, que contém a planta e todos os dados e recomendações de tratamento do espaço estudado.

Como as influências nocivas invisíveis precisam ser corrigidas no nível visível, muitas vezes serão sugeridas mudanças de cor de paredes ou inclusão de acessórios com a cor necessária, novas formas e materiais para os espaços, mudanças de direções de móveis, alteração de quartos para os moradores, etc. 

Ainda, para obter resultados mais rápidos e eficientes, poderão ser recomendadas 'curas especiais', como objetos específicos de Feng Shui, curas de água e sal, talismãs, amuletos e outros.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.